O Jogo Truco
Após a distribuição das cartas, revela-se a
carta do topo do monte - a Vira. Através
dela, denem-se as manilhas, que são as
cartas seguintes à vira, de acordo com a
ordem das cartas. Exemplos: se a vira for 6,
a manilha é a 7; se a vira for 7, a manilha é
a Q; se a vira for 3, a manilha é a 4. As 4
manilhas são as cartas que valem mais durante esta rodada, seguindo a ordem dos
naipes das manilhas (nas cartas que não
são manilhas o naipe não importa). A
seguir, inicia-se uma mão, valendo 1
ponto. As mãos são feitas sucessivamente,
até que uma das duplas chegue a 12
pontos. A mão de 11 já começa valendo 3
pontos. Na mão de ferro, o jogo é jogado
da mesma forma, porém os jogadores não
podem ver as suas cartas ("no escuro")
Palavras-chaves:
#truuco
# brincar e pensar
# aprenda manilhas