O LIVRO DIDÁTICO INTEGRADO
A Educação Infantil 1 e 2 em questão

Os materiais didáticos destinados à Educação Infantil 1 e 2 têm o objetivo de desenvolver conhecimentos e capacidades, mas não devem ser o único referencial de trabalho nas escolas infantis.


As crianças, desde muito cedo, já começam a interagir com o mundo que as cerca e a construir conhecimentos, desenvolvendo a curiosidade e, principalmente, o interesse por uma aprendizagem que garanta sua autonomia. Por isso, propomos algumas atividades didáticas que constituem uma forma de registro dos conhecimentos explorados na escola.


Os livros 1 e 2 contemplam temas do universo infantil, que podem ser ponto de partida do trabalho pedagógico a ser desenvolvido na escola, e também promovem momentos para exploração de um saber. Não temos a intenção de que o assunto se esgote apenas nas páginas do livro.


O livro didático está organizado em bloco, para que o professor destaque as páginas que serão utilizadas no dia, conforme o planejamento. Acompanha o livro do aluno um bloco com materiais de apoio, produzido em papel com gramatura superior e páginas com adesivos.

Educação Infantil 3 e 4: desafios e perspectivas

Para as crianças de 4 a 5 anos, os livros integrados da coleção Brincar e Pensar foram organizados a partir de situações didáticas mediadas por uma proposta de projetos educativos e brincadeiras que desenvolvam habilidades e competências.


A cada semestre, o professor encontrará núcleos de aprendizagem que poderão desencadear projetos educativos, explorando novos conhecimentos e ampliando os conteúdos a partir de conhecimentos prévios, despertando a curiosidade e o imaginário infantil. Os núcleos de aprendizagem são temas do universo da criança relacionados ao cotidiano, às suas primeiras descobertas.


Entendemos por “projetos” a investigação de um assunto sobre o que se julga importante aprender. A principal característica dos projetos educativos é o esforço de pesquisa, buscando encontrar respostas às perguntas e problemas levantados pelos próprios alunos. Nessa etapa, os projetos permitem abrir espaço para as curiosidades infantis, capacitando-as a experimentar a aprendizagem por meio de desa­fios, da exploração dos saberes, da construção de conhecimentos.