O BRINCAR E O PENSAR PRESENTES NA COLEÇÃO

A proposta pedagógica para a Educação Infantil da coleção Brincar e Pensar está comprometida com a educação de qualidade e a formação integral das crianças de 2 a 5 anos. O conteúdo e os materiais didáticos foram desenvolvidos de acordo com os âmbitos de aprendizagem das crianças. As situações didáticas e as sequências das atividades fundamentam-se em concepções que acreditam na construção do conhecimento de maneira integrada, buscando indicativos teóricos no Referencial Curricular Nacional (RCN) para a Educação Infantil e nas contribuições da psicologia cognitiva.

As orientações pedagógicas direcionam a práticas e situações didáticas que promovam e ampliem condições para o pleno desenvolvimento das crianças, fundamentadas nos seguintes princípios apresentados no RCN:

  • O respeito à dignidade e aos direitos das crianças, consideradas nas suas diferenças individuais, sociais, econômicas, culturais, étnicas, religiosas etc.;
  • O direito das crianças a brincar, como forma particular de expressão, pensamento, interação e comunicação infantil;
  • O acesso das crianças aos bens socioculturais disponíveis, ampliando o desenvolvimento das capacidades relativas à expressão, à comunicação, à interação social, ao pensamento, à ética e à estética;
  • A socialização das crianças por meio de sua participação e inserção nas mais diversi­ cadas práticas sociais, sem discriminação de espécie alguma;
  • O atendimento aos cuidados essenciais associados à sobrevivência e ao desenvolvimento de sua identidade.

Na importância do brincar durante toda a infância residem os fundamentos dessa coleção. Ao brincar, a criança aprende,
descobre o mundo, relaciona-se, questiona, interage, desenvolve a linguagem, o raciocínio, os movimentos corporais etc.


Convidamos as crianças a brincar, a cada página do livro, para que possam povoar a mente, se divertir e ser feliz!